O concelho de Grândola tem uma área territorial aproximada de 825,90 km² e conta com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, distribuídos por quatro freguesias: Azinheira dos Barros e São Mamede de Sádão, Carvalhal, Melides e União de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra.
A respeito dos seus limites geográficos, Grândola é confinada a Norte por Alcácer do Sal, a Nascente por Ferreira do Alentejo, a Sul por Santiago do Cacém, a Poente pelo Oceano Atlântico e a Norte e Noroeste pelo rio Sado, que o separa do concelho de Setúbal.
Em termos geológicos, o seu território é caracterizado por três grandes zonas: a Serra de Grândola, a Planície e a Faixa Litoral. Todas elas apresentam marcadas diferenças na composição do solo, no relevo, na flora e na paisagem geral, constituindo fortes pólos de atração turística.
A identidade alentejana deste concelho é marcada, essencialmente, pela etnografia e pelo artesanato. Esta é uma vila histórica, com estações arqueológicas, património mineiro e monumentos que evocam a Revolução dos Cravos, que lhe confere características diferenciadoras e únicas como destino turístico.
Fonte: Câmara Municipal de Grândola