O município de Odemira caracteriza-se por ser o maior concelho de todo o País, tendo um total de 1720,25 km² de área territorial. O seu território, onde residem 29.523 habitantes, é dividido por treze freguesias: Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago.
Odemira é limitado a Nordeste pelo município de Sines, a Norte por Santiago do Cacém, a Leste por Ourique, a Sudeste por Silves, a Sul por Monchique e a Sudoeste por Aljezur.
Este município caracteriza-se pela sua imensa diversidade paisagística, estendendo-se entre a planície, a serra, o rio, a barragem, o mar e as praias, sendo 43% da sua área territorial ocupada pela Rede Natura e Parque Natural. Daí que, Odemira contribua bastante para o desenvolvimento da fauna e flora, bem como para os elevados níveis de biodiversidade. Fonte: Câmara Municipal de Odemira