Região em Números

Principais indicadores socioeconómicos do Alentejo Litoral

Estado da Inovação e Prioridades de Desenvolvimento no Alentejo Litoral

O Alentejo Litoral tem-se vindo a mostrar uma região com um PIB per capita 25% superior à média nacional, assumindo um papel importante no desenvolvimento sustentado do território, muito devido à atividade desenvolvida no concelho de Sines.

Como forma de potencializar o crescimento da região e atrair mais população, estão a surgir um conjunto de oportunidades económicas que passam pela inovação dos setores de atuação (Cluster das Energias Renováveis e fileiras agroalimentares e turísticas). Assim sendo, e tendo em conta o perfil produtivo do Alentejo Litoral, no âmbito da Estratégia Regional 2030, foram definidas algumas prioridades de desenvolvimento que passam por promover a diversificação das atividades económicas, apoiar as soluções de mobilidade dos trabalhadores em função das bacias de emprego, adaptar os perfis de competências dos trabalhadores aos novos requisitos de qualificação das empresas e investir mais no desenvolvimento e inovação de projetos económicos.

No que à inovação diz respeito, verificámos que o Alentejo Litoral segue uma linha de evolução positiva ao longo dos anos, no índice de 7,5%, o que significa que a região em termos de desempenho está classificada como “Inovador Moderado”, em relação a Portugal e à União Europeia. Os valores comparativos indicam que a região do Litoral Alentejano desenvolveu menos que a média nacional, e que existem parâmetros em que a região tem mais fragilidades face a Portugal e à União Europeia, como mostram os indicadores ligados às aplicações de design, por exemplo.

Saiba mais sobre este tema, através dos seguintes documentos:

https://alentejo.portugal2030.pt/documentos-e-recursos/

https://ec.europa.eu/assets/rtd/ris/2023/ec_rtd_ris-regional-profiles-portugal.pdf

Financiamento

Contactos

Instituto Politécnico de Setúbal
Campus do IPS – Estefanilha 2910-761 | Setúbal – Portugal
Tel: +351 265 548 820 | E-mail: divisão.dici@ips.pt

Politecnico Setubal